Olho nos Jovens Azuis: 100% como o Brasil, possível rival de semifinal

França vence Haiti e continua em Goiânia. Brasileiros saberão domingo confronto das oitavas

GOIÂNIA. Mesmo escalando apenas quatro titulares (o goleiro Zinga, o zagueiro Koaussi, o cabeça-de-área Agoume e o ponta Lihadji), a França superou a dificuldade inicial e mostrou a força que tem para vencer o Haiti por 2 a 0, na tarde deste sábado, no Estádio da Serrinha, em Goiânia. Os Jovens Azuis garantiram o primeiro lugar do Grupo C, com nove pontos e 100% de aproveitamento. Os haitianos se despediram da Copa do Mundo Sub-17 com a terceira derrota em igual número de jogos.

Com o resultado, os franceses continuam em Goiânia, à espera da definição do adversário da próxima quarta-feira, às 20h, no Estádio da Serrinha, que será o terceiro colocado dos grupos A, B ou F, com mais chances de pegar a Austrália.

Brasil e França, até o momento, são as únicas seleções com 100% de aproveitamento na Copa do Mundo Sub-17. Se continuarem avançando nas oitavas de final e nas quartas de final, irão se cruzar nas semifinais do próximo dia 14, em Brasília.

A França (hoje, de branco) enfrentou o Haiti em Goiânia (Foto: Jorge Luiz Rodrigues)

O jogo deste sábado esteve complicado até aos 32 minutos do segundo tempo, quando o zagueiro Pierre fez pênalti no craque francês Adil Aouchiche, que saíra do banco aos 12 do segundo tempo, para aumentar o poderio ofensivo. O centroavante Rutter deslocou o goleiro haitiano Delva, responsável por oito defesas sensacionais durante o jogo, mas que, na cobrança da penalidade, não teve chance alguma. Menos de dois minutos depois, o mesmo Rutter, do Rennes, escorou de cabeça um cruzamento na pequena área e sacramentou a vitória de 2 a 0.

No outro jogo do Grupo C, disputado no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES), a Coreia do Sul bateu o Chile por 2 a 1 e avançou para as oitavas de final em segundo lugar. Na próxima terça-feira, enfrentará Angola (segunda colocada do Grupo A, o do Brasil), às 16h30m, também em Goiânia, só que no Estádio Olímpico Pedro Ludovico.

Os chilenos esperam pelos resultados de domingo para saber se avançarão entre os quatro melhores terceiros colocados. Estão empatados em pontos (três), saldo (menos 1), gols a favor (cinco) e contra (6) com a Holanda, terceira colocada do Grupo D, que goleou e eliminou os Estados Unidos por 4 a 0, também no Estádio da Serrinha.

Dependendo dos resultados deste domingo, pode ser necessário um sorteio para definir o classificado. Neste caso, enfrentaria o Brasil, na próxima quarta-feira, às 20h, no Estádio Bezerrão, no Gama.

Mas, para que isso aconteça, chilenos e holandeses precisam torcer contra o Tajiquistão e o México, que atuarão neste domingo. Os asiáticos se garantirão em terceiro com um empate diante da Argentina, enquanto os mexicanos dependem de vitória simples diante das Ilhas Salomão.

Com os resultados do sábado, Argentina e Espanha, que têm quatro pontos e ainda jogarão suas últimas partidas na fase de grupos neste domingo, estão garantidos matematicamente nas oitavas de final, no mínimo, como terceiros colocados. A Austrália, que já encerrou sua participação na sexta-feira no Grupo B, também se classificará entre os melhores terceiros, com quatro pontos.

Neste domingo, o Tajiquistão enfrenta a Argentina, às 17h, em Cariacica, pelo Grupo E, que terá ainda Espanha x Camarões, no mesmo horário, em Brasília, no Bezerrão.

Pelo Grupo F, às 20h, em Cariacica, o México precisa golear as Ilhas Salomão por oito gols de diferença e torcer pela derrota do Paraguai para a Itália por um de diferença, se quiser avançar como segundo colocado.

Os holandeses golearam e eliminaram os americanos (Foto: Jorge Luiz Rodrigues)

No outro jogo da noite de sábado, no Estádio da Serrinha, os Estados Unidos acabaram eliminados no Grupo D, ao perderem por 4 a 0 para a Holanda. O ponta-direita Hansen fez uma partidaça, com dois gols e uma jogada espetacular para o terceiro, marcado por Taabouni. O capitão holandês Taylor ainda perdeu um pênalti. Quase no fim, Braaf, atacante do Manchester City, fechou o placar. Os americanos terminaram a competição na lanterna do grupo, com apenas um ponto, enquanto os holandeses – atuais campeões europeus – fizeram a primeira boa exibição no Mundial em que chegaram como um dos favoritos.

O Japão, que quebrou a invencibilidade do Senegal, por 1 a 0, em Cariacica (ES), acabou em primeiro lugar no Grupo D (sete pontos), seguido pelos africanos (com seis). Ambos avançaram para as oitavas de final.

Os japoneses enfrentarão o terceiro colocado de B, E ou F, quarta-feira, às 16h30m, em Brasília, na preliminar do jogo da seleção brasileira. Os senegaleses entrarão em campo, em Goiânia, no mesmo dia e no mesmo horário, contra o vencedor do Grupo E (Espanha, Argentina ou Tajiquistão).

2 comentários

  1. Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho de divulgação da competição. É uma pena que a torcida brasileira perde a cada dia o seu encanto pela Seleção. Os dirigentes plantaram e estão colhendo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário!