Chelsea supera Palmeiras e vai pegar o Fluminense na semifinal do Mundial de Clubes

FILADÉLFIA, EUA. Desta vez, nem Paulinho salvou. O Palmeiras parou no Chelsea e foi superado pelo time inglês, que venceu por 2 a 1 a partida pelas quartas de final do Mundial de Clubes 2025 da FIFA, na noite desta sexta-feira, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia. O resultado classificou os Blues de Londres para enfrentar o Fluminense na primeira semifinal, marcada para a próxima terça-feira (8 de julho), no MetLife Stadium, em East Rutherford (Nova Jersey), às 16h de Brasília.

Cole Palmer (à esquerda) festeja o gol que marcou pelo Chelsea diante do Palmeiras com Enzo Fernández e Nkunku (Foto: Carl Recine - FIFA-FIFA via Getty Images/Divulgação)
Cole Palmer (à esquerda) festeja o gol que marcou pelo Chelsea diante do Palmeiras com Enzo Fernández e Nkunku (Foto: Carl Recine – FIFA-FIFA via Getty Images/Divulgação)

Fluminense elimina Al Hilal e está entre os quatro melhores no Mundial de Clubes

Fluminense é o único não europeu nas semifinais

O Fluminense se tornou, assim, o único não europeu classificado para as semifinais do Mundial de Clubes, já que, neste sábado (5 de julho), as últimas duas partidas de quartas de final envolvem times do Velho Continente: Paris Saint-Germain x Bayern de Munique, às 13h de Brasília, em Atlanta; e Real Madrid x Borussia Dortmund, às 17h de Brasília, em East Rutherford (Nova Jersey).

Foi um jogo de tempos distintos na Filadélfia. O Chelsea dominou amplamente os 45 minutos iniciais, fez o primeiro gol, mas não conseguiu aumentar a vantagem, desperdiçando oportunidades. O Palmeiras só arrematou pela primeira vez a gol aos 41 minutos, na verdade, uma cabeçada de Vanderlan, que Robert Sánchez defendeu sem dificuldade. Cole Palmer havia deixado o time inglês à frente, aos 16 minutos, em bonita jogada individual. O meio-campo do Palmeiras foi engolido pelo do Chelsea.

No segundo tempo, o Palmeiras conseguiu empatar logo aos cinco minutos, com Estêvão. O futuro jogador do Chelsea entrou na área e chutou de um ângulo quase impossível, mas a bola bateu no travessão de Robert Sánchez e entrou.

O gol transformou o jogo em que o Chelsea continuou com mais posse de bola, sem conseguir finalizações que ameaçassem Weverton, enquanto o Palmeiras continuava à procura de um contra-ataque ou de uma outra jogada letal de Estêvão.

Até que aos 38 minutos, Malo Gusto, inevertido pela esquerda do ataque, recebeu na área e fez o cruzamento, mas a bola desviou em Giay e em Weverton, que tentava voltar, e entrou.

A partir daquele momento, o Palmeiras se lançou ao ataque. Paulinho ainda teve uma oportunidade, mas chutou cruzado para fora. Antes do fim, Weverton se redimiu e ainda fez duas ótimas defesas, evitando o placar maior.

Weverton: ‘É um grande aprendizado’

– É um grande aprendizado. Temos capacidade de competir contra qualquer equipe. A gente competiu, lutou, procurou vencer, não conseguimos. Não só o Palmeiras, mas o futebol brasileiro foi muito bem neste Mundial e mostrou a nossa força – analisou o goleiro Weverton, do Palmeiras, logo depois da partida, na zona mista de entrevistas.

Weverton se defendeu sobre a falha no segundo gol.

– Foi um lance muito rápido. Eu me preparei para sair na bola (para o cruzamento), e houve um desvio (de Giay) que mudou a trajetória (da bola). Aí, eu fui tentar tirar com o braço, mas, infelizmente, não consegui – explicou.

Perguntado sobre a atuação de Estêvão, que fez a última partida dele pelo Palmeiras antes de se apresentar ao Chelsea, o técnico Enzo Maresca brincou:

– O Palmeiras é um time que se defende bem e ataca bem. Nós ganhamos, o Estêvão fez gol (para o Palmeiras), então, foi a noite perfeita.

Principais lances/1º tempo

4 minutos: Cole Palmer chutou e Weverton evitou o gol do Chelsea.
16 minutos: gol do Chelsea – Chalobah avançou em diagonal e fez um passe preciso por entre as linhas de marcação para Cole Palmer, que se livrou de Micael e chutou de canhota, colocado, no canto baixo direito de Weverton. Palmeiras 0 x 1 Chelsea.
19 minutos: Cucurella chutou de fora da área e Weverton defendeu.
20 minutos: mais um chute de fora da área, desta vez de Enzo Fernández, defendido por Weverton.
34 minutos: outra boa jogada do Chelsea pelo meio, com Palmer, Enzo Fernández, mas o chute de Nkunku saiu por cima da meta.
38 minutos: Facundo Torres cruzou na área e Allan, impedido, perdeu o gol.
41 minutos: Giay cruzou no segundo pau para a cabeçada de Vanderlan, defendida por Robert Sánchez. Foi a primeira finalização a gol do Palmeiras na partida.
47 minutos: Delap recebeu cartão amarelo por entrada desleal em Richard Ríos, o segundo dele na competição, o que o tira da semifinal contra o Fluminense.
Fim de primeiro tempo com amplo domínio de ações do Chelsea: 68% de posse de bola, nove chutes a gol contra 2 e três defesas de Weverton contra apenas uma de Robert Sánchez.

Mundial de Clubes 2025: Estêvão avança diante na marcação de Cucurella na derrota do Palmeiras para o Chelsea (Foto: Hector Vivas - FIFA-FIFA via Getty Images/Divulgação)
Mundial de Clubes 2025: Estêvão avança diante na marcação de Cucurella na derrota do Palmeiras para o Chelsea (Foto: Hector Vivas – FIFA-FIFA via Getty Images/Divulgação)

Principais lances/2º tempo

7 minutos: gol do Palmeiras – Emiliano Martínez recuperou a bola e serviu Ríos, que cruzou rasteiro para Estêvão; o atacante se livrou da marcação de Colwill e chutou cruzado, com a bola batendo no travessão de Robert Sánchez e entrando. Palmeiras 1 x 1 Chelsea. Foi apenas o segundo chute a gol do Palmeiras.
18 minutos: ótima jogada de Richard Ríos, que passou para o chute de Allan à direita de Robert Sánchez.
30 minutos: Madueke foi derrubado por Micael quase na entrada da área do Palmeiras. Richard Ríos recebeu cartão amarelo por reclamação, o segundo dele na competição.
38 minutos: gol do Chelsea – Malo Gusto recebeu na área e tentou o cruzamento à meia altura, mas a bola desviou em Giay e em Weverton, antes de entrar. Palmeiras 1 x 2 Chelsea.
41 minutos: Colwill recebeu cartão amarelo, o segundo dele na competição, o que o tira da semifinal com o Fluminense.
43 minutos: Paulinho se livrou de Colwill e chutou cruzado à esquerda de Robert Sánchez.
48 minutos: Madueke chutou cruzado, Weverton espalmou e a bola ainda bateu no poste direito do goleiro do Palmeiras.
49 minutos: Weverton evitou outro gol do Chelsea, em chute de João Pedro.
Fim de jogo, com vitória e classificação do Chelsea, que dominou amplamente as ações: 19 chutes contra 7 do Palmeiras. Weverton fez 4 defesas, e Robert Sánchez apenas uma.

Paulinho decide, e Palmeiras elimina Botafogo do Mundial de Clubes na prorrogação

Ficha técnica/Palmeiras 1 x 2 Chelsea

Local: Lincoln Financial Field, na Filadélfia (EUA)
Gols: Cole Palmer (CHE), aos 16 do 1ºT; Estêvão (PAL), aos 7 do 2ºT; e Weverton (contra), aos 38 do 2ºT.

PALMEIRAS: 21. Weverton – 4. Giay, 3. Bruno Fuchs, 13. Micael e 6. Vanderlan – 32. Emiliano Martínez (5. Anibal Moreno, aos 30 do 2ºT), 8. Richard Ríos (23. Raphael Veiga, aos 41 do 2ºT) e 40. Allan (18. Mauricio, aos 21 do 2ºT) – 41. Estêvão, 17. Facundo Torres (10. Paulinho, aos 21 do 2ºT) e 9. Vítor Roque (42 Flaco López, aos 30 do 2ºT).
Técnico: Abel Ferreira (Portugal).

CHELSEA: 1. Robert Sánchez – 27. Malo Gusto, 23. Chalobah, 6. Colwill e 3. Cucurella – 17. Andrey Santos (14. Essugo, aos 46 do 2ºT), 8. Enzo Fernández e 10. Cole Palmer – 7. Pedro Neto (22. Dewsbury-Hall, aos 41 do 2ºT), 18. Nkunku (11. Madueke, aos 9 do 2ºT) e 9. Delap (20. João Pedro, aos 9 do 2ºT).
Técnico: Enzo Maresca (Itália).

Arbitragem: Alireza Faghani, auxiliado por Anton Shchetinin e Ashley Beecham (todos da Austrália). VAR: Khamis Al Marri (Catar).
Cartões amarelos: Malo Gusto, Delap, Colwill (CHE); Richard Ríos (PAL).
Público: 65.782 presentes.