Real Madrid elimina Juventus e vai pegar Dortmund nas quartas do Mundial de Clubes

MIAMI GARDENS, EUA. O Real Madrid confirmou o favoritismo e avançou às quartas de final do Mundial de Clubes 2025 da FIFA ao vencer a Juventus de Turim por 1 a 0, na tarde desta terça-feira (1º de julho), no Hard Rock Stadium de Miami. O próximo adversário será o Borussia Dortmund, da Alemanha, que superou o Monterrey, do México, por 2 a 1, em Atlanta. O confronto será sábado (5 de julho), no MetLife Stadium de Nova Jersey.

O placar da vitória do Real Madrid sugere que a partida tenha sido difícil, mas é puro engano. Di Gregorio, o goleiro da Juventus, evitou a goleada com nove defesas – seis delas espetaculares no segundo tempo, quando o domínio espanhol se intensificou. O arqueiro italiano só foi vencido pela cabeçada de Gonzalo García, centroavante de 21 anos, que marcou aos oito minutos do segundo tempo.

Mundial de Clubes 2025: Gonzalo García sobe marcar o gol do Real Madrid sobre a Juventus, pelas oitavas de final, no Hard Rock Stadium, em Miami (Foto: Héctor Vivas - FIFA-FIFA via Getty Images/Divulgação)
Mundial de Clubes 2025: Gonzalo García sobe marcar o gol do Real Madrid sobre a Juventus, pelas oitavas de final, no Hard Rock Stadium, em Miami (Foto: Héctor Vivas – FIFA-FIFA via Getty Images/Divulgação)

Fluminense manda para casa a Internazionale e pega o Al Hilal nas quartas do Mundial de Clubes

Já em Atlanta, o Borussia Dortmund teve muita dificuldade para superar o Monterrey. Guirassay fez os dois gols do time alemão no primeiro tempo. Berterame diminuiu no começo da etapa final.

Apesar do domínio completo a partir da metade do primeiro tempo, o jogo em Miami teve início complicado para o Real Madrid. Os Merengues controlaram a posse, fazendo a bola girar, sem encontrar espaços para a finalização de curta distância. A Juventus fez bloqueio com três zagueiros e os dois laterais subindo pouco. Os meio-campistas sempre procuraram a velocidade do turco Yildiz e do francês Kolo Muani. que tiveram duas grandes oportunidades para marcar nos dez minutos iniciais.

Somente aos 29 minutos, o Real Madrid conseguiu o espaço que buscava para finalizar dentro da área, mas Di Gregorio espalmou o chute de Bellingham e Rugani apareceu quase na linha do gol para salvar.

A partir da parada técnica, o jogo mudou. O Real Madrid passou a rodar a bola com mais velocidade, procurando as jogadas nas diagonais para a subida dos laterais e criou duas ótimas oportunidades, iniciadas pelo inglês Alexander-Arnold.

Repertório de defesas fenomenais de Di Gregorio

No segundo tempo, a pressão do Real Madrid aumentou. Depois de duas defesas sensacionais de Di Gregorio, o time espanhol, enfim, conseguiu vazar o goleiro italiano, aos oito minutos, quando o jovem Gonzalo García subiu livre na área para a testada certeira, após o cruzamento de Alexander-Arnold.

Di Gregorio evitou o pior para a Juventus, com repertório de intervenções fenomenais. No geral, foram nove defesas dele em dez chutes na direção do gol. O Real Madrid fez 18 arremates (oito para fora), contra apenas quatro da equipe de Turim (três defendidos por Courtois).

– O Mundial foi uma competição muito bacana, com estádios maravilhosos e um ambiente muito bom. Se eu puder voltar algum dia (a disputar), eu voltarei com alegria – disse Di Gregorio (foto abaixo), na zona mista de entrevistas.

Capitão Valverde é aplaudido de pé

– Foi um desgaste muito grande, mas fizemos nosso jogo, tentando manter o controle da bola e recuperá-la o mais rapidamente possível quando a perdíamos. Tivemos muitas ocasiões de gol e conseguimos nosso objetivo com a classificação – analisou o uruguaio Valverde, capitão do Real Madrid, que foi aplaudido de pé ao ser substituído aos 44 minutos do segundo tempo.

Principais lances/1º tempo

7 minutos: Kolo Muani fez tabelinha com Yildiz e recebeu o passe em profundidade para ficar cara a cara com Courtois, mas tentou encobrir o goleiro e mandou por cima do travessão.
8 minutos: Valverde arriscou de fora da área, à direita de Di Gregorio.
10 minutos: Yildiz arrancou em diagonal e teve o chute desviado por Tchouameni para escanteio.
23 minutos: outra jogada bem trabalhada da Juventus até chegar no pé esquerdo de Cambiasso, que cruzou na cabeça de Francisco Conceição, mas a testada foi no meio do gol para a defesa de Courtois.
24 minutos: Tchouameni chutou de fora da área e Di Gregorio espalmou para escanteio.
29 minutos: Valverde recebeu o passe pela direita e cruzou à meia altura para a finalização de Bellingham, que Di Gregorio espalmou e Rugani despachou, evitando o gol do Real Madrid.
46 minutos: Valverde arriscou novamente de fora da área e Di Gregorio espalmou de maneira sensacional no canto esquerdo.

Mundial de Clubes 2025: Yildiz, da Juventus, tenta se livrar da marcação de Rudiger, do Real Madrid, no confronto pelas oitavas de final, no Hard Rock Stadium de Miami (Foto: Hector Vivas - FIFA-FIFA via Getty Images/Divulgação)
Mundial de Clubes 2025: Yildiz, da Juventus, tenta se livrar da marcação de Rudiger, do Real Madrid, no confronto pelas oitavas de final, no Hard Rock Stadium de Miami (Foto: Hector Vivas – FIFA-FIFA via Getty Images/Divulgação)

Flamengo é eliminado do Mundial de Clubes pela precisão cirúrgica do Bayern de Munique

Principais lances/2º tempo

5 minutos: Bellingham soltou a bomba e Di Gregorio, espetacular, salvou mais uma.
7 minutos: Hujsen arriscou de fora da área e Di Gregorio, outra vez, evitou o gol, espalmando para escanteio.
8 minutos: gol do Real Madrid: Alexander-Arnold cruzou na medida para a cabeçada certeira de Gonzalo García. Real Madrid 1 x 0 Juventus.
10 minutos: Thuram serviu Francisco Conceição, que chutou de fora da área para Courtois espalmar e evitar o empate.
15 minutos: Valverde tentou de bicicleta e Di Gregorio evitou mais um gol do Real Madrid.
37 minutos: Di Gregorio, com a ponta da luva direita, espalmou de maneira sensacional o chute de Tchouameni que entraria no canto direito do goleiro da Juventus.

Ficha técnica/Real Madrid 1 x 0 Juventus

Local: Hard Rock Stadium, em Miami Gardens (EUA).
Gol: Gonzalo García, aos 8 do 2ºT.

REAL MADRID: 1. Courtois – 22. Rudiger, 14. Tchouameni e 24. Huijsen – 12. Alexander-Arnold, 8. Valverde (19. Ceballos, aos 44 do 2ºT), 15. Guler (10. Modric, aos 33 do 2ºT) e 20. Fran García – 5. Bellingham, 30. Gonzalo García (9. Mbappé, aos 22 do 2ºT) e 7. Vinícius Júnior.
Técnico: Xabi Alonso (Espanha).

JUVENTUS: 29. Di Gregorio – 15. Kalulu, 6. Kelly (11. Nico Gonzalez, aos 13 do 2ºT) e 24. Rugani (4. Gatti, aos 40 do 2ºT) – 2. Costa, 5. Locatelli (16. McKennie, aos 40 do 2ºT), 19. Thuram e 27. Cambiasso – 7. Francisco Conceição (18. Kostic, aos 13 do 2ºT), 20. Kolo Muani e 10. Yildiz (8. Koopmeiners, aos 26 do 2ºT).
Técnico: Igor Tudor (Croácia).

Arbitragem: Szymon Marciniak, auxiliado por Tomasz Listkiewicz e Adam Kupsik (todos da Polônia). VAR: Tomasz Kwiatkowski (Polônia).
Cartão amarelo: Bellingham (RMA).
Público: 62.149 presentes.

Confrontos das oitavas de final do Mundial de Clubes

  • 28/6 (sábado) – 13h de Brasília, na Filadélfia: Palmeiras 1 x 0 Botafogo (na prorrogação, após 0 a 0 no tempo regulamentar)
  • 28/6 (sábado) – 17h de Brasília, em Charlotte: Benfica 1 x 4 Chelsea (na prorrogação, após 1 x 1 no tempo regulamentar)
  • 29/6 (domingo) – 13h de Brasília, em Atlanta: Paris Saint-Germain 4 x 0 Inter Miami
  • 29/6 (domingo) – 17h de Brasília, em Miami: Flamengo 2 x 4 Bayern de Munique
  • 30/6 (segunda-feira) – 16h de Brasília, em Charlotte: Internazionale 0 x 2 Fluminense
  • 30/6 (segunda-feira) – 22h de Brasília, em Orlando: Manchester City 3 x 4 Al Hilal (na prorrogação, após 2 x 2 no tempo regulamentar)
  • 1º/7 (terça-feira) – 16h de Brasília, em Miami: Real Madrid 1 x 0 Juventus
  • 1º/7 (terça-feira) – 22h de Brasília, em Atlanta: Borussia Dortmund 2 x 1 Monterrey
  • Os classificados em negrito.

Confrontos das quartas de final do Mundial de Clubes

  • 4/7 (sexta-feira) – 16h de Brasília, em Orlando: Fluminense x Al Hilal
  • 4/7 (sexta-feira) – 22h de Brasília, na Filadélfia: Palmeiras x Chelsea
  • 5/7 (sábado) – 13h de Brasília, em Atlanta: Paris Saint-Germain x Bayern de Munique
  • 5/7 (sábado) – 17h de Brasília, em Nova Jersey: Real Madrid x Borussia Dortmund