MIAMI GARDENS, EUA. Dos 32, só continuam 16 para as oitavas de final. Metade volta pra casa. A última rodada da fase de grupos do Mundial de Clubes 2025 da FIFA confirmou as posições e os últimos classificados para o mata-mata e marcou o despertar de favoritos europeus. Manchester City, Real Madrid e Internazionale de Milão tiveram atuações impecáveis e avançaram em primeiro lugar nos respectivos grupos. Os quatro brasileiros também se classificaram, mas com futebol menos empolgante do que o mostrado nas duas rodadas iniciais.

Europa classifica 75% dos times para o mata-mata
Nove dos 12 clubes europeus (75%) estão entre os 16 classificados para o mata-mata. Da Uefa, somente Porto, Atlético de Madrid e Salzburgo voltam para casa. Da Conmebol, quatro (todos brasileiros) dos seis avançaram (66,6%), enquanto River Plate e Boca Juniors decepcionaram entre os sul-americanos. A Ásia tem nas oitavas de final apenas 1 dos 4 times (25%) que começaram a disputa. A Concacaf (Américas do Norte, Central e Caribe) garantiu duas das cinco equipes (40%). África (zero de quatro clubes) e Oceania (zero de um) são as outras duas confederações continentais filiadas à FIFA que não passaram da fase de grupos.

Se na quarta-feira (25), a Internazionale de Milão dominou o River Plate, da Argentina por 2 a 0, em Seattle, na quinta-feira (26) sobressaíram o Manchester City e o Real Madrid. O time inglês goleou a Juventus de Turim por 5 a 2, em Orlando, para assegurar o primeiro lugar no Grupo G e confirmar a única campanha com 100% de aproveitamento na fase de grupos.
– Sim, somos os únicos a ter vencido os três jogos nessa fase, mas, daqui em diante, isso vale pouco, porque começam as fases em que um jogo define tudo. É matar ou matar – enfatizou o português Bernardo Silva, um dos destaques do Manchester City, após a goleada sobre a Juventus.
Fluminense e o desafio nas oitavas do Mundial de Clubes 2025
O sentimento do atacante é compartilhado pelo espanhol Xabi Alonso, novo treinador do Real Madrid, depois do triunfo por 3 a 0 sobre o Salzburgo, da Áustria, que garantiu à equipe espanhola a primeira posição do Grupo H, com sete pontos.
– O time precisa se adaptar rapidamente às condições de jogo e também precisamos nos adaptar com rapidez aos sistemas de jogo que queremos. Estamos evoluindo, e, agora, nas oitavas de final, concentração, inteligência e imposição vão ser pontos decisivos – analisou Xabi Alonso, realçando a história e a qualidade da Juventus de Turim, adversária do Real Madrid na próxima terça-feira (1º de julho), às 16h de Brasília, no Hard Rock Stadium de Miami.
– A Juventus é um clube histórico e com muita força. Não dá para achar que as oitavas de final serão o mesmo cenário de hoje – insistiu o espanhol, fazendo alusão à goleada sofrida pelo futuro adversário.
Botafogo deixa escapar 1º lugar do grupo com derrota e pega o Palmeiras nas oitavas
Pep Guardiola celebrou também a atuação do Manchester City, que cresce a cada partida no Mundial de Clubes, em comparação com a temporada da Premier League, encerrada em maio.
– A confiança é tudo no esporte. É muito bom ter a confiança de volta. Tivemos uma temporada muito difícil, com lesões, muitas lesões. Agora, vem outra fase. Não podemos desconcentrar – avaliou Guardiola, à beira do campo, após a goleada sobre a Juventus.

A última rodada também teve como destaque Vinícius Júnior, escolhido o melhor em campo pelo Grupo de Estudos Técnicos da FIFA na vitória do Real Madrid por 3 a 0 sobre o Salzburgo, da Áustria. Autor do primeiro gol e de uma assistência para o de Valverde, o brasileiro finalmente se destacou neste Mundial.
Classificados para as oitavas de final do Mundial de Clubes
- Palmeiras (vencedor do Grupo A) e Inter Miami CF (2º do Grupo A)
- Paris Saint-Germain (vencedor do Grupo B) e Botafogo (2º do Grupo B)
- Benfica (vencedor do Grupo C) e Bayern de Munique (2º do Grupo C)
- Flamengo (vencedor do Grupo D) e Chelsea (2º do Grupo D)
- Internazionale de Milão (vencedor do Grupo E), e Monterrey (2º do Grupo E)
- Borussia Dortmund (vencedor do Grupo F) e Fluminense (2º do Grupo F)
- Manchester City (vencedor do Grupo G) e Juventus de Turim (2º do Grupo G)
- Real Madrid (vencedor do Grupo H) e Al-Hilal (2º do Grupo H)
Os oito confrontos das oitavas de final começam no próximo sábado (28 de junho) e vão até terça-feira (1º de julho), com duas partidas a cada dia.
Confrontos das oitavas de final do Mundial de Clubes
- 28/6 (sábado) – 13h de Brasília, na Filadélfia: Palmeiras x Botafogo
- 28/6 (sábado) – 17h de Brasília, em Charlotte: Benfica x Chelsea
- 29/6 (domingo) – 13h de Brasília, em Atlanta: Paris Saint-Germain x Inter Miami
- 29/6 (domingo) – 17h de Brasília, em Miami: Flamengo x Bayern de Munique
- 30/6 (segunda-feira) – 16h de Brasília, em Charlotte: Internazionale x Fluminense
- 30/6 (segunda-feira) – 22h de Brasília, em Orlando: Manchester City x Al Hilal
- 1º/7 (terça-feira) – 16h de Brasília, em Miami: Real Madrid x Juventus
- 1º/7 (terça-feira) – 22h de Brasília, em Atlanta: Borussia Dortmund x Monterrey

Um comentário