Fluminense e o desafio nas oitavas do Mundial de Clubes 2025

MIAMI GARDENS, EUA. O Fluminense conseguiu a classificação para as oitavas de final do novo Mundial de Clubes da Fifa, ao empatar de 0 a 0 com o Mamelodi Sundows, da África do Sul, na tarde desta quarta-feira, no Hard Rock Stadium. O Tricolor ficou devendo bom futebol e jogou pelo regulamento, com a vantagem do empate. Criou e ameaçou pouco o gol do adversário, mas somou o ponto do qual precisava.

Mundial de Clubes 2025: Fluminense x Mamelodi Sundows - Arias avança com a bola diante da marcação de Matthews (17). (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense/Divulgação)
Mundial de Clubes 2025 – Fluminense x Mamelodi Sundows: Arias avança com a bola diante da marcação de Matthews (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense/Divulgação)

O Fluminense sentiu as mudanças na escalação titular feitas pelo técnico Renato Gaúcho para a partida contra o Mamelodi Sundows. Embora o objetivo seja rodar o time, poupando os jogadores de maiores desgastes pelo calor e pela sequência de jogos, a equipe tricolor vai precisar da melhor estrutura tática e técnica contra a Internazionale de Milão, se quiser avançar das oitavas para as quartas de final do Mundial de Clubes. A falta de coordenação no meio-campo foi um dos pontos mais visíveis da atuação tricolor contra o Mamelodi Sundowns. Na zaga, Ignacio se destacou e terminou escolhido o melhor em campo pelo Grupo de Estudos Técnicos da FIFA.

Dortmund termina em primeiro no Grupo F

Após a vitória do Borussia Dortmund, da Alemanha, sobre o Ulsan, da Coreia do Sul, por 1 a 0, em Cincinatti, o time alemão garantiu o primeiro lugar do Grupo F, deixando o Fluminense em segundo, com cinco. O Mamelodi Sundows terminou em terceiro, com quatro, enquanto o Ulsan finalizou em último lugar, sem ponto algum.

Seattle faz do Mundial de Clubes 2025 ensaio para Copa do Mundo 2026

Com o capitão Thiago Silva no banco, poupado, o Fluminense custou a se encontrar. O Mamelodi Sundows surpreendeu com mais posse de bola (66% contra 33% do Tricolor) e marcação adiantada para dominar o meio-campo no primeiro tempo. A equipe africana criou três melhores oportunidades nos oito minutos iniciais, com chutes de Lucas Ribeiro, Matthews e Lunga que pararam no goleiro Fábio. O Fluminense praticamente não deu trabalho ao goleiro Williams, que fez apenas uma defesa, em cabeçada fraca de Fleytes.

No segundo tempo, a partida se tornou ainda mais sonolenta. O Mamelodi Sundows continuou a ter mais posse de bola, mas sem objetividade no período para marcar o gol que garantiria a classificação para as oitavas de final.

O Fluminense, por sua vez, tentou explorar os contra-ataques, principalmente, com Arias, pela direita. Nas três melhores jogadas, porém, só acertou a direção do gol em chute de Cano, mas a bola bateu na trave esquerda de Williams antes de sair.

Próximo jogo do Fluminense será com a Inter de Milão

Nas oitavas de final, o Fluminense enfrentará a Inter de Milão, primeira colocada do Grupo E. No fim da noite desta quarta-feira (25), o time italiano venceu o River Plate, da Argentina, por 2 a 0, em Seattle, eliminando o adversário. O Monterrey, do México, avançou em segundo lugar no Grupo E ao golear o Urawa Red Diamonds, do Japão, por 4 a 0, em Pasadena. O jogo do Tricolor com a Inter de Milão será na próxima segunda-feira (30), às 16h de Brasília, em Charlotte. O Borussia Dortmund enfrentará o Monterrey, na próxima terça-feira (1º de julho), às 22h de Brasília, em Atlanta.

Principais lances/Primeiro tempo

5 minutos: o brasileiro Lucas Ribeiro limpou dois adversários e chutou de canhota para a defesa de Fábio em dois tempos.
7 minutos: Lucas Ribeiro enfiou a bola em diagonal para Matthews, que chutou cruzado e Fábio salvou.
8 minutos: outra jogada em diagonal na costas da zaga tricolor, para a subida ao ataque e o chute cruzado do lateral-esquerdo Lunga, que Fábio espalmou.
23 minutos: primeira chegada do Fluminense, em cobrança de falta de Arias para a área, mas a cabeçada de Fleytes saiu fraca e parou nas mãos do goleiro Williams.
34 minutos: Arias dominou no peito na grande área e chutou cruzado, com Cano não alcançando de carrinho.
40 minutos: Nonato pegou o rebote da zaga em cobrança de falta de Arias e tentou colocar no canto direito de Williams, mas a bola saiu com perigo.

Mundial de Clubes 2025: Fábio foi o destaque do Fluminense contra o Mamelodi Sundows (Foto: Lucas Merçon/Fluminense/Divulgação)
Mundial de Clubes 2025: Fábio foi um dos destaques do Fluminense contra o Mamelodi Sundows (Foto: Lucas Merçon/Fluminense/Divulgação)

Principais lances/Segundo tempo

12 minutos: Arias avançou pela direita e cruzou à meia altura para Cano emendar de direita; a bola bateu na trave esquerda de Williams antes de sair.
27 minutos: Arias novamente pela direita tentou o chute cruzado, mas foi bloqueado por Lebusa.
34 minutos: Bernal chutou de fora da área, e a bola saiu no alto à esquerda de Williams.

Botafogo deixa escapar 1º lugar do grupo com derrota e pega o Palmeiras nas oitavas

Ficha técnica/Fluminense 0 x 0 Mamelodi Sundows

Local: Hard Rock Stadium, em Miami Gardens (EUA).

FLUMINENSE: 1. Fábio, 2. Samuel Xavier, 4. Ignacio, 22. Freytes e 6. Renê – 35. Hércules (5. Bernal, aos 22 do 2ºT), 16 Nonato (18. Thiago Santos, aos 41 do 2º) e 8. Martinelli (45. Lima, aos 31 do 2ºT) – 21. Jhon Arias, 14. Cano (9. Everaldo, aos 41 do 2ºT) e 17. Canobbio (11. Keno, aos 22 do 2ºT).
Técnico: Renato Gaúcho (Brasil).

MAMELODI SUNDOWS: 30. Ronwen Williams, 25. Khuliso Mudau, 24. Keanu Cupido (5. Lebusa, aos 15 do 2ºT), 20. Grant Kekana e 29. Divine Lunga – 4. Teboho Mokoena (8. Jayden Adams, no intervalo) e 11. Marcelo Allende – 10. Lucas Ribeiro (38. Peter Shalulile, aos 31 do 2ºT), 18. Themba Zwane (16. Kutlwano Letlhaku, aos 40 do 2º) e 17. Tashreeq Matthews (9. Arthur Sales, aos 15 do 2ºT) – 13. Iqraam Rayners.
Técnico: Miguel Cardoso (Portugal).

Arbitragem: Anthony Taylor, auxiliado por Gary Beswick e Adam Nunn (todos da Inglaterra). VAR: Marco di Bello (Itália).
Cartões amarelos: Mokoena, Letllhaku, Arias, Bernal e Renê.
Público: 14.312 presentes.