PASADENA, EUA. As torcidas de River Plate e de Monterrey deram espetáculo bem melhor na arquibancada do que os dois times apresentaram no gramado do Rose Bowl, na noite deste sábado (21), pela segunda rodada do Grupo E do Mundial de Clubes da Fifa. O empate de 0 a 0 teve um festival de faltas, jogadas violentas e farta distribuição de cartões: nove amarelos e um vermelho.

O resultado deixou o River Plate em primeiro lugar no Grupo E com os mesmos 4 pontos da Internazionale de Milão, que, mais cedo, ganhou do Urawa Red Diamonds, do Japão, por 2 a 1, no Lumen Field, em Seattle. O time argentino, no entanto, tem vantagem no saldo de gols (dois a um). Contudo, precisa vencer na próxima quarta-feira (25), em Seattle, o confronto com o adversário italiano. Com dois pontos, o Monterrey necessita ganhar do eliminado Urawa Red Diamonds (zero ponto), no Rose Bowl, em Pasadena, e torcer por vitória ou de River Plate ou da Internazionale ou por empate sem gol no confronto entre essas equipes.
Mundial de Clubes: Domènec Torrent reflete sobre o tempo no Flamengo
O River Plate começou o jogo em alta velocidade, com o jovem Mastantuono, de apenas 17 anos e já negociado com o Real Madrid, criando perigo para o Monterrey. O time mexicano se recompôs e teve as duas melhores oportunidades nos primeiros 17 minutos, em chutes de Arteaga e Canales, que Armani defendeu.
Sem o centroavante Driussi, que machucou o tornozelo direito logo na vitória por 3 a 1 sobre o Seattle Sounders, o técnico Marcelo Gallardo puxou Colidio para o centro do ataque, deixando Mastantuono e Meza nas extremas, em 4-3-3. o meio-campo, porém, falhou na construção, com excesso de erros de passes.
O Monterrey, treinado pelo espanhol Domènec Torrent (ex-Flamengo, em 2020), manteve o esquema preferido do treinador: o 4-2-3-1, com destaques para o volante Deossa, que sabe construir, e o meia Canales, veloz e habilidoso.
O River Plate pecou na transição ofensiva. As três melhores jogadas do time aconteceram nos dez minutos finais do primeiro tempo: cobrança de falta de Mastantuono, que Andrada espalmou; chute de Meza, que a zaga desviou; e um gol incrivelmente perdido por Martínez Quarta, sozinho, na pequena área.
No segundo tempo, as faltas sobressaíram e futebol foi sumindo. Das poucas chances criadas, as melhores oportunidades foram do River Plate, com Andrada salvando o Monterrey em três oportunidades.
Ao apito final, a torcida já estava cansada de fazer a parte dela, sem retribuição alguma daqueles que deixaram de cumprir com a deles dentro de campo.
Principais lances/Primeiro tempo
5 minutos: Ocampos recebeu de Arteaga e chutou rasteiro, para a defesa de Armani.
12 minutos: Canales arrancou no contra-ataque pelo meio e soltou a bomba, que Armani espalmou. No rebote, Arteaga mandou sobre o travessão.
17 minutos: Enzo Pérez fez falta duríssima em Deossa, após ser driblado, e levou cartão amarelo – o segundo dele no Mundial, o que o deixa fora do próximo jogo do River Plate com a Internazionale de Milão, quarta-feira (25), em Seattle.
19 minutos: Jorge Rodríguez levantou demais o pé direito, acertou o peito de Montiel, para impedir a progressão do lateral do River Plate, e recebeu cartão amarelo – também o segundo dele no Mundial, o que o tira do próximo jogo do Monterrey, com o Urawa Red Diamonds, na próxima quarta-feira (25), também no Rose Bowl.
37 minutos: Mastantuono cobrou a falta e obrigou Andrada a espalmar para escanteio.
45 minutos: Meza pegou o rebote do escanteio e chutou colocado, mas a bola desviou na zaga do Monterrey.
47 minutos: Martínez Quarta ficou com o rebote completamente livre para marcar, deu de tornozelo e perdeu o primeiro gol do River Plate.
Segundo tempo
5 minutos: Galoppo recebeu livre na entrada da área, mas chutou fraco e Andrada defendeu.
10 minutos: Galoppo fez falta dura em Jorge Rodríguez e levou cartão amarelo – o segundo dele no Mundial, o que o deixa fora da partida contra a Internazionale de Milão.
21 minutos: grande jogada de Colidio, que serviu Mantantuono. O jovem atacante bateu colocado no ângulo direito e obrigou Andrada a espalmar de mão trocada para escanteio, em linda defesa.
39 minutos: Borja, sozinho, pegou o rebote do escanteio e chutou em cima de Andrada, que salvou o gol que seria do River Plate.
45 minutos: Castaño é expulso, depois de levar o segundo cartão amarelo, e está fora do jogo com a Internazionale.
Ficha técnica/River Plate 0 x 0 Rayados de Monterrey
Local: Rose Bowl, em Pasadena (EUA), às 18h (22h de Brasília).
River Plate: 1. Armani – 4. Montiel, 28. Martínez Quarta, 17. Paulo Díaz e 21. Acuña – 24. Enzo Pérez (5. Karaneviter, aos 40 do 2ºT), 22. Castaño e 34. Galoppo (26 Nacho Fernández, aos 25 do 2ºT) – 8. Meza (9 Borja, aos 25 do 2ºT), 30. Mantantuono (18 Pity Martínez, aos 39 do 2ºT) e 11. Colidio.
Técnico: Marcelo Gallardo (Argentina).
Rayados de Monterrey: 1. Andrada – 14. Aguirre, 93. Sergio Ramos, 33 Medina e 3. Arteaga – 30. Jorge Rodríguez (4 Guzmán, aos 34 do 2ºT) e 6. Deossa – 29. Ocampos (31 De la Rosa, aos 19 do 2ºT), 10. Canales (11 Alvarado, aos 43 do 2ºT) e 17. Corona (16 Rojas, aos 19 do 2ºT) – 7. Berterame (5 Ambriz, aos 19 do 2ºT).
Técnico: Domènec Torrent (Espanha).
Arbitragem: Slavko Vinvic, auxiliado por Tomaz Klanknic e Andraz Kovacic (todos da Eslovênia). VAR: Carlos del Cerro Grande (Espanha).
Cartões amarelos: Enzo Pérez, Castaño, Galoppo e Meza (RIV); Jorge Rodríguez, Medina, Aguirre, Alvarado e Ambriz (MON).
Cartão vermelho: Castaño (RIV).
Público: 57.393 presentes.

