Previsão de calor intenso às 11h da manhã e péssimo estado do gramado são razões da troca
TÓQUIO. A Fifa pressionou, e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio decidiu mudar o estádio e o horário da final feminina do futebol, que aconteceria às 11h da manhã (horário japonês) desta sexta-feira, no Estádio Olímpico de Tóquio. O Comitê Olímpico Internacional (COI) e a OBS (TV responsável pelas transmissões e gerações de imagens das competições) foram ouvidos e concordaram.

Assim, o Estádio Internacional de Yokohama, a 30km de Tóquio, vai sediar as finais masculina, no sábado, entre Brasil x Espanha, às 20h30m (8h30m de Brasília), e feminina, amanhã, entre Suécia x Canadá, às 21h (9h da manhã de Brasília).
A previsão de calor intenso, acima dos 40 graus no horário da partida Suécia x Canadá, e o péssimo estado do gramado do Estádio Olímpico, castigado pelas provas de campo do atletismo, são as razões da mudança.
Integrantes do Departamento de Competições da Fifa e do Comitê Organizador inspecionaram o gramado na tarde desta quinta-feira e definiram a mudança.

Houve muita discussão. As outras três partes, a princípio, não queriam a mudança, por causa das questões logísticas, de segurança e de protocolos no combate à Covid-19. A movimentação de voluntários e de funcionários de serviços dos estádios, além, é claro, dos jornalistas que vão cobrir o evento também foram questões discutidas com a Fifa. A saúde e a integridade das atletas e oficiais de arbitragem falaram mais alto.
A Fifa também estava preocupada com o horário da final feminina. Durante a semana, em inspeções ao Estádio Olímpico, a temperatura às 11h da manhã chegou a bater 44 graus no campo de jogo, onde são disputadas as provas de lançamentos e arremessos do atletismo.
A Fifa estava monitorando a situação do Estádio Olímpico de Tóquio e do clima nos últimos dias na capital japonesa. O calor intenso e a falta de chuvas agravaram a situação do gramado, que tem utilização pesada desde o último dia 29, quando começaram as competições do atletismo.

Mudou também o horário da decisão da medalha de bronze masculina. Japão e México jogariam em Saitama às 20h (8h de Brasília) desta sexta-feira. O jogo foi antecipado para amanhã, às 18h (6h de Brasília), para não concorrer com a final feminina.
