São Paulo, único derrotado na histórica 1ª rodada de 2020, tem melhor desempenho. Fla confirma força. Flu anima. Santos e Inter decepcionam
O desempenho dos brasileiros na primeira rodada da Copa Libertadores-2021 foi bem inferior ao da edição passada. Em sete jogos, São Paulo, Flamengo e Palmeiras venceram. Atlético Mineiro e Fluminense empataram. Santos e Internacional decepcionaram, com derrotas inesperadas.
Ano passado, o Brasil teve o melhor resultado em primeira rodada na história sexagenária da Libertadores: seis triunfos em sete jogos. Apenas o São Paulo perdeu na ocasião: 2 a 1 para o Binacional, no Peru.
Este ano, com excelente atuação do argentino Martín Benítez, foi do São Paulo o desempenho mais convincente na estreia, com 3 a 0 sobre o Sporting Cristal, campeão peruano, em Lima. O esquema do técnico Hernán Crespo, com três zagueiros, Daniel Alves de ala/lateral e Benítez esbanjando classe na criação, mostrou uma equipe dominante e envolvente em momentos diferentes da partida.

O Flamengo mostrou força, em Buenos Aires, com a virada por 3 a 2 sobre o Vélez Sarsfield, líder do Grupo B da Copa da Liga Argentina, em grande noite de Arrascaeta, Gabigol e Diego.
Surpreendente foi a pane sofrida pelo Palmeiras diante do fraquíssimo Universitário, em Lima. Vencia por 2 a 0, mas, em quatro minutos, o time se descontrolou com a expulsão de Empereur, levou dois gols e quase tomou a virada. A cabeçada certeira do zagueiro/lateral Renan, no último lance da partida, garantiu a vitória por 3 a 2.
As decepções ficaram com as derrotas nos dois primeiros jogos da terça-feira. O Santos perdeu em casa para o Barcelona, de Guaiaquil, por 2 a 0. O mesmo placar sofrido pelo Internacional diante do Always Ready, em La Paz. Tudo bem que existe a altitude de 3.600 metros. No entanto, o desempenho gaúcho ficou muito abaixo do elenco que tem e em relação ao adversário enfrentado.
Fora de casa, o Atlético Mineiro criou desconfiança no empate de 1 a 1 com o La Guaira, o primeiro da história do Galo contra times venezuelanos em Libertadores, após quatro vitórias anteriores.

O Fluminense fechou a rodada inaugural e não venceu, mas considero um bom resultado o empate de 1 a 1 com o River Plate, no Maracanã. O time argentino é o favorito do Grupo D e um dos candidatos ao título da Libertadores.
O tricolor jogou um primeiro tempo ruim e perdia por 1 a 0, gol de Montiel, de pênalti. Melhorou bastante com a entrada de Cazares, no segundo tempo. O equatoriano deu um passe daquele “faz e me abraça” para o artilheiro Fred empatar.
Foi o 19º gol do veterano artilheiro na história da Libertadores, nove deles com a camisa tricolor. Aliás, o Fred fez gol nas últimas três estreias do tricolor das Laranjeiras na Libertadores, desde 2012.
O Fluminense poderia até ter vencido, pela qualidade e o volume de jogo no segundo tempo. Cazares quase marcou um golaço, mas o goleiro Armani evitou, em grande estilo.
O tricolor manteve a invencibilidade em estreias na competição. Das sete, ganhou três e empatou quatro. Já o River Plate melhorou a sequência do clube como visitante contra brasileiros. Na Libertadores, está há oito jogos sem perder no Brasil, com duas vitórias e seis empates, desde 2016.
Foi a primeira das seis semanas consecutivas de jogos da fase de grupos. Muita coisa pode mudar. Com certeza, Santos e Internacional não podem repetir o nível baixo apresentado. E o Atlético Mineiro tem de jogar futebol à altura do investimento.
