Um sorteio para alimentar o imaginário do torcedor

Do grupo do Flamengo às chances de Grenal e de Corinthians x Palmeiras, reações na noite de Libertadores

LUQUE, Paraguai. Na vida, eu tinha assistido, pela TV, a, pelo menos, uma dezena de sorteios da Copa Libertadores. Hoje, pela primeira vez, eu me fiz presente. Posso dizer que não me lembro de algum anterior com tantas possibilidades de confrontos difíceis – ainda mais, com chance real de duelos de arquirrivais Corinthians x Palmeiras e o Grenal ainda na fase de grupos.

A caminhada do atual campeão Flamengo em busca do terceiro título de sua história na Copa Libertadores também começa mais difícil do que foi a deste ano: é o cabeça-de-chave do Grupo A, tendo como principal adversário o campeão vigente da Copa Sul-Americana, o equatoriano Independiente del Valle. Estreará no calor de Barranquilla, contra o colombiano Junior, no dia 4 de março, às 21h30m de Brasília. O outro adversário será o time designado como G1, que sairá do confronto entre o vencedor de E2 x Cerro Porteño (Paraguai) contra o ganhador de E3 x Sporting Cristal (Peru).

O sorteio dos grupos das Copas Libertadores e Sul-Americana começou pela segunda competição, às 20h30m de terça-feira, no Centro de Convenções da Conmebol, vizinho à sede da Confederação Sul-Americana. Foi um dia longo, que começou às 9h, com a abertura dos trabalhos para o sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo. O ir e vir de presidentes de clubes e personalidades do futebol manteve a correria dos repórteres ao longo do dia no hall do Hotel Bourbon, onde a maioria dos cartolas estava hospedada.

Além do atual campeão Flamengo, outros dois brasileiros foram cabeças-de-chave, no pote 1 do sorteio da Libertadores: Grêmio e Palmeiras, que caíram, respectivamente, nos grupos E e B. Os outros cabeças do primeiro pote foram os argentinos Boca Juniors (Grupo H) e River Plate (D), o paraguaio Olímpia (G) e os uruguaios Nacional (F) e Peñarol (C). São Paulo e Santos ficaram no pote 2, enquanto o Athletico Paranaense estava no 3. Corinthians e Internacional apareceram no pote 1 da fase preliminar.

Vice-campeão brasileiro, o Santos foi agraciado pelas bolinhas no Grupo G e vai enfrentar, além do campeão paraguaio Olímpia, o equatoriano Delfín e o argentino Defensa y Justicia. É favorito ao primeiro lugar.

– É um bom grupo, mas temos de fazer a nossa parte – disse o presidente santista José Carlos Peres. – Vamos definir em breve o nome do novo técnico. A única certeza é que não será o (romeno) Mircea Lucescu – completou, caçoando do noticiário que previa o contrário ao longo do dia.

Terceiro colocado na Série A-2019, o Palmeiras também teve sorte, ao pegar o boliviano Bolívar e o argentino Tigre, mas pode cruzar com o Corinthians, se esteve avançar nas duas fases preliminares que jogará.

– Vamos sofrer para passar, mas, se passarmos, será um Corinthians x Palmeiras para parar São Paulo. Primeiro, precisamos passar duas fases. Sorteio é isso. Não dá para reclamar – opinou o presidente corintiano, Andrés Sanchez, ao me encontrar na saída do sorteio.

O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan (Foto: Jorge Luiz Rodrigues)

Campeão da Libertadores pela última vez em 2017 e classificado pela quinta vez consecutiva para a competição, o Grêmio jogará no Grupo E com o chileno Universidad Católica, o colombiano América de Cali e o G4, que pode vir a ser o arquirrival Internacional, se este último avançar nas fases preliminares 2 e 3

– É um jogo que vai alimentar o imaginário coletivo da torcida e de vocês (jornalistas), também. Eu estava ao lado do Marcelo (Medeiros, presidente do Inter) no sorteio, e acho que o susto dele foi maior que o meu – brincou o mandatário gremista, Romildo Bolzan. – Em nome do futebol gaúcho, eu torço para que o Inter chegue na fase de grupos, mas, ir além disso, não torço, não.

Marcelo Medeiros, do Inter, foi mais comedido e lembrou que desde duas horas e meia antes do sorteio, esteve ao lado de Romildo Bolzan:

– Tomamos uma cerveja juntos no bar do hotel, fomos juntos para o sorteio, sentamos juntos no auditório e podemos ver nossos times se enfrentarem no mesmo grupo. Parece que estava escrito – contou. – Brincadeira à parte, o Inter terá de trabalhar duro para passar duas fases e chegar na que o Grêmio já está.

O Athletico Paranaense também caiu num grupo, o C, acessível, com o cabeça-de-chave Peñarol, o chileno Colo Colo e o Bolívia 2, que será conhecido apenas no dia 29 de dezembro, com o fim do campeonato daquele país.

Dos brasileiros, o São Paulo, a princípio, pegou o caminho mais difícil, no Grupo D, com o atual vice-campeão River Plate, a equatoriana LDU Quito e o peruano Binacional. Dos quatro, apenas o time do Peru não tem título da Libertadores.

Haverá três fases preliminares, antes da de grupos. Na Fase 1, jogarão seis equipes, de Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Os três vencedores avançarão para a Fase 2. Os confrontos ficaram assim:

Bolívia 4 (29 de dezembro a definição) x Guarani (Paraguai); Carabobo (Venezuela) x Universitario (Peru); e Progreso (Uruguai) x Barcelona (Equador).

Da Fase 2, participam 16 equipes, sendo três classificadas da primeira etapa, mais duas do Brasil, duas do Chile e duas da Colômbia, além de uma equipe de cada uma das 10 federações nacionais filiadas à Conmebol. Os oito ganhadores avançarão para a Fase 3.

Os jogos sorteados foram: E2 (Carabobo ou Universitario) x Cerro Porteño (Paraguai), jogo C1; Cerro Largo (Uruguai) x Palestino (Chile), jogo C2; Independiente de Medellín (Colômbia) x Deportivo Táchira (Venezuela), jogo C3; Macará (Equador) x Deportes Tolima (Colômbia), jogo C4; Chile 4 (será conhecida no dia 24 de janeiro) x Internacional (Brasil), jogo C5; Bolívia 3 (29 de dezembro será conhecido) x Atlético Tucumán (Argentina), jogo C6; E1 (Bolívia 4 ou Guarani) x Corinthians (Brasil), jogo C7; E3 (Progreso ou Barcelona) x Sporting Cristal (Peru), jogo C8.

Finalmente, a Fase 3 preliminar terá os confrontos:

G1: C1 vs C8

G2: C2 vs C7

G3: C3 vs C6

G4; C4 vs C5

Na fase de grupos, com 32 equipes, serão 28 classificadas diretamente, mais quatro que virão da Fase 3. Os grupos completos ficaram assim:

Grupo A: Flamengo, Independiente del Valle (Equador), Junior de Barranquilla (Colômbia) e G1;

Grupo B: Palmeiras, Bolívar (Bolívia), Tigre (Argentina) e G 2 (pode ser o Corinthians);

Grupo C: Peñarol (Uruguai), Colo Colo (Chile), Athletico Paranaense e Bolívia 2 (29 de dezembro será conhecido);

Grupo D: River Plate (Argentina), São Paulo (Brasil), LDU Quito (Equador) e Deportivo Nacional (Peru);

Grupo E: Grêmio (Brasil), Universidad Católica (Chile), América de Cali (Colômbia) e G4 (pode ser o Internacional);

Grupo F: Nacional (Uruguai), Racing (Argentina), Alianza Lima (Peru) e Estudiantes de Mérida (Venezuela);

Grupo G: Olímpia (Paraguai), Santos (Brasil), Delfín (Equador) e Defensa y Justicia (Argentina);

Grupo H: Boca Juniors (Argentina), Libertad (Paraguai), Caracas (Venezuela) e G3.

Os grupos da Copa Libertadores-2020 (Reprodução: Conmebol)

Na Copa Sul-Americana, Fortaleza, Goiás, Bahia, Vasco, Atlético Mineiro e Fluminense também conheceram seus adversários, pelo sorteio, que abriu a cerimônia noturna.

Começarão a competição 44 clubes, jogando 22 partidas de mata-mata, em ida e volta. Vasco e Fluminense pegarão seus adversários no Rio, no jogo de ida. O cruzmaltino só conhecerá seu oponente no dia 29 de dezembro, quando terminará o Campeonato Boliviano, mas teoricamente terá um adversário mais fácil do que o tricolor, que enfrentará o chileno Unión La Callera. Coube ao Fortaleza a tarefa mais difícil: o tradicional Independiente, o Rei de Copas, recordista de títulos (sete) da Libertadores.

– O adversário mais difícil caiu para nós. Mas, para a internacionalização da marca Fortaleza é excelente enfrentar o Independiente, na Sul-Americana. Vamos lotar o Castelão. Eles são favoritos, mas, se ganharmos, será um espetáculo – avaliou o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz.

Os jogos completos da primeira fase da Copa Sul-Americana:

Coquimbo Unido (Chile) x Aragua (Venezuela); Vasco x Bolívia 4 (a 29 de dezembro a definição do adversário); Bolívia 2 (a 29 de dezembro se conhecerá o rival) x Emelec (Equador); Zamora (Venezuela) x Plaza Colônia (Uruguai); Bolívia 1 (a 29 de dezembro será conhecido o adversário) x Melgar (Peru); River Plate (Uruguai) x Atlético Grau (Peru); Unión (Argentina) x Atlético Mineiro; Bahia x Nacional (Paraguai); Fênix (Uruguai) x El Nacional (Equador); Atlético Nacional (Colômbia) x Huracán (Argentina); Sol de América (Paraguai) x Goiás (Brasil); Mineros de Guayana (Venezuela) x Sportivo Luqueño (Paraguai); Vélez Sarsfield (Argentina) x Aucas (Equador); Millonarios (Colômbia) x Bolívia 3 (será conhecido no dia 29 de dezembro); Lanús (Argentina) x Universidad Católica (Equador); Deportivo Cali (Colômbia) x River Plate (Paraguai); Argentinos Juniors (Argentina) x Sport Huancayo (Peru); Fluminense x Unión La Callera (Chile); Huanchipato (Chile) x Deportivo Pasto (Colômbia); Real Garcilaso (Peru) x Audax Italiano (Chile); Independiente (Argentina) x Fortaleza (Brasil); e Llaneros (Venezuela) x Liverpool (Uruguai).

Deixe um comentário!