Secretária-geral da Fifa chega para Mundial Sub-17

Em fevereiro, Fatma Samoura pediu à CBF para sediar evento

A secretária-geral da Fifa, Fatma Samoura (Imagem: Fifa.com)

A secretária-geral da Fifa, Fatma Samoura, confirmou presença na abertura da Copa do Mundo Sub-17 masculina, que começará na tarde deste sábado, em Brasília. A senegalesa chega à capital federal na manhã de hoje, poucas horas antes de a bola rolar para Brasil x Canadá. O confronto abrirá a competição, às 17h, no Estádio Bezerrão, na cidade-satélite do Gama.

Fatma Samoura será a autoridade máxima da Fifa no evento, já que o presidente da entidade, Gianni Infantino, apenas virá ao Brasil para a final do Mundial, marcada para 17 de novembro (um domingo), também no Bezerrão.

A senegalesa teve papel importante na escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo Sub-17. A competição, originalmente confirmada para acontecer no Peru, mudou de país, em 22 de fevereiro passado, quando a Fifa decidiu retirar dos peruanos a organização, por causa dos atrasos no cronograma de infraestrutura.

A secretária-geral da Fifa enviou uma carta à CBF e também à Conmebol, oferecendo a sede da competição ao Brasil e pedindo a cooperação das entidades para a realização do campeonato em solo brasileiro. Com a bênção da Confederação Sul-Americana, a CBF aceitou, assinou o caderno de encargos e teve a candidatura confirmada menos de um mês depois, na reunião do Conselho da Fifa, realizada em 15 de março, em Miami.

Esta será a segunda vez este ano que Fatma Samoura visitará o Brasil. A senegalesa esteve no Congresso anual da Conmebol, realizado no dia 10 de abril último, no Rio de Janeiro.

Além da secretária-geral, também vão assistir, como convidados da Fifa, ao jogo deste sábado no Bezerrão, dois ex-jogadores, respectivamente, das seleções brasileira e canadense: Juan, ex-zagueiro do Flamengo e da Roma, e Paul Stalteri, ex-zagueiro e cabeça de área do Werder Bremen, da Alemanha, e dos ingleses Tottenham e Fulham.

Deixe um comentário!